Pesquisa no Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Você sabe o que o 'bode móvel'?

fonte: Globo Rural

Veterinários e zootecnistas percorrem o sertão de Alagoas a bordo de um bode móvel, um micro-ônibus equipado com um pequeno laboratório. Essa é uma oportunidade para o criador verificar a saúde dos rebanhos de ovelhas e cabras.


O ônibus-laboratório cruza as estradas de terra no alto sertão alagoano. O destino é o povoado em Delmiro Gouveia. Os passageiros são médicos veterinários e zootecnistas. Os profissionais foram ao lugar para difundir conhecimento.

Como alunos aplicados, pequenos criadores de cabras e ovelhas da região ouvem as explicações. O assunto preocupa os criadores. São as verminoses, problema que atinge oito em cada dez animais. A melhor maneira de prevenir é fazer o manejo sanitário, orientam os especialistas.

“É fundamental e são práticas simples como limpeza e separação dos animais por faixa etária”, explicou o zootecnista Marcos Machado.

No campo, o criador Aderito Benício se prepara para a aula prática. Ele vai aprender a coletar amostras de fezes para saber se o rebanho está com verminose. Luvas são usadas para embalar o material coletado, que não deve ter contato com o ambiente externo.

“Não é difícil não. Qualquer pessoa que tem uma inteligenciazinha faz. Dá muito bem pra fazer”, avaliou seu Aderito.

As amostras fecais são analisadas no laboratório montado dentro do micro-ônibus. O trabalho é dividido entre uma zootecnista e uma médica veterinária.

“Quando a gente vem uma quantidade até 500 ovos, a gente não precisa vermifugar. Acima disso, temos de entrar com medicação e vermifugação. O interesse maior fazendo esse controle é que a verminose não se prolifere pelo rebanho”, explicou a veterinária Aline Melo da Silva.

Por causa do trabalho em benefício das cabras e ovelhas o ônibus ganhou o apelido de Bode Móvel. As ações são conduzidas por uma cooperativa de agricultores familiares e faz parte do Programa Bioma, uma iniciativa que conta com a parceria de instituições financeiras e agentes governamentais.

O Bode Móvel deve percorrer, nas próximas semanas, a zona rural de todos os municípios que fazem parte do alto sertão de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário