Pesquisa no Blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pesquisa revela por que gatos e tigres tomam líquido sem se sujar

Fonte: Portal R7

Felinos alcançam equilíbrio perfeito entre gravidade e inércia





















Cientistas americanos descobriram o mistério de como os felinos conseguem beber elegantemente a água e o leite sem fazerem sujeira. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (11) por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Princeton, ambos dos Estados Unidos.

Com a ajuda de vídeos, eles descobriram que gatos domésticos e felinos selvagens, como o tigre, utilizam com perfeição o equilíbrio entre duas forças da física: a gravidade e a inércia.

Para beber, os gatos curvam a extremidade da língua na forma de uma concha e a estendem sobre a tigela. Esse fenômeno havia sido observado pela primeira vez em 1940, com a ajuda de uma câmera. Agora, no entanto, com auxílio de câmeras de grande precisão, a equipe de pesquisadores observou que apenas a extremidade da língua do gato toca o líquido.

Ao contrário dos cães, os gatos não mergulham a língua toda na água ou no leite enquanto estão bebendo. Segundo os cientistas, o recurso utilizado pelos felinos é muito mais sutil e elegante.

A extremidade da língua do gato toca apenas a superfície do leite e se encolhe rapidamente. Desta forma, cria-se uma coluna de líquido entre a língua e a superfície do líquido. Essa coluna é resultado de um equilíbrio delicado entre a gravidade (que puxa o leite de volta para a tigela) e a força da inércia (que é a tendência do líquido continuar em movimento).

Os gatos domésticos dão quatro lambidas por segundo, recolhendo 0,1 ml de líquido em cada uma delas. Segundo os pesquisadores, a quantidade de líquido ingerida depende do tamanho e da velocidade da língua. Por isso, o gato define a velocidade da lambida para captura o máximo da bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário