Pesquisa no Blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ganso ganha bico artificial após acidente

fonte: Os Bichos  /  DailyMail



Este ganso fêmea foi submetido a uma cirurgia plástica, depois de ter perdido a metade superior do bico num acidente, noticia o Mail Online. Garcia, assim se chama a ave, ficou com a língua exposta depois de alegadamente ter ficado presa na cerca do santuário animal onde vive, em East Sussex, Inglaterra.


Os responsáveis do Endings Animal Rescue Sanctuary, em Hailsham, recearam que tivessem que abater Garcia, uma vez que ela não era capaz de se alimentar, mas os médicos veterinários do British Wildlife Centre, em Newchapel, conseguiram criar-lhe uma prótese para o bico. Alan Jones, especialista em aves, construiu uma prótese em fibra de vidro e afixou-o no bico, ligando-o ao crânio do ganso, quando este estava anestesiado.

Uma vez terminada a operação, Terry Kamp, enfermeiro veterinário e fundador do Endings Animal Rescue Sanctuary, disse: “Nem queríamos acreditar como ela estava fantástica depois da intervenção cirúrgica. Quem diria que podíamos salva a vida de um ganso com fibra de vidro? - é absolutamente incrível”. Garcia e o seu amigo Morgan (assim baptizados devido ao filme “Mentes Criminosas”) chegaram àquele santuário animal quatro meses depois de terem sido despejados pelo anterior proprietário.

Quanto ao que se terá passado com Garcia, Terry Kamp contou: “De manhã, ela estava bem, mas à tarde notei que alguma coisa se passava com o bico. Ela é um animal muito curioso, que gosta de andar por todo o lado a ver o que se passa. Provavelmente, entalou o bico em algum lado”. E acrescentou: “Depois do acidente, Morgan começou a ter uma atitude muito proteccionista em relação a Garcia, pois ela não conseguia alimentar-se como deve de ser”.

Apesar do susto, Garcia vai conseguir recuperar uma vida normal. Alan Jones explicou que, como a base do bico está intacta, este vai começar a crescer lentamente e a empurar a prótese, que terá que ser regularmente ajustada. “Vai demorar entre 12 a 18 meses até que o bico cresca por completo”, sublinhou o médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário